Web Design

Importância de ter um Website Responsivo

Website Responsivo

Hoje em dia, as pessoas acedem à internet a partir de smartphones, tablets, laptops, computadores desktop, TVs e até smartwatches. Para fornecer a melhor experiência aos utilizadores, precisa garantir que o seu website tem uma aparência igualmente boa em telas de todas as formas e tamanhos. Por isso é importante ter um site com design responsivo.

É verdade que a maior parte do tráfego on-line é de dispositivos móveis, mas o desktop ainda está em segundo lugar, e um design responsivo poderá ajuda-lo a obter o melhor dos dois mundos. Mantém a integridade do conteúdo do seu site, mas adapta-o para renderizar adequadamente de acordo com as especificidades de diferentes dispositivos, tornando-o mais fácil de usar.

O que é um Design Responsivo?

Um design responsivo faz com que um único site se ajuste a qualquer tamanho de tela e elimina a necessidade de criar e manter duas versões diferentes do seu site e é tão simples de usar em dispositivos móveis quanto em tablets e computadores.

O Webdesign  responsivo é projetado para se ajustar à tela em que está sendo visualizado. Como resultado, fica incrível em qualquer celular, tablet e desktop. Assim, ao usar um smartphone ou outro dispositivo de tela pequena, um utilizador não precisa de fazer scroll horizontalmente para revelar o conteúdo oculto, nem tocar duas vezes ou ampliar a página.

Porque deve investir num Website Responsivo?

As estatísticas de um site responsivo sugerem que é aconselhável atrair utilizadores de desktop e dispositivos móveis. O número de utilizadores de dispositivos móveis agora supera os de desktops, e esse número continuará a aumentar à medida que a acessibilidade global dos smartphones aumentar.

Além disso, no início de 2015, o Google anunciou que a compatibilidade com dispositivos móveis iria tornar-se um fator de classificação nos seus algoritmos de busca. Isso significava que os sites que não fossem otimizados para dispositivos móveis perderiam potencialmente algum terreno nos resultados dos motores de busca porque não ofereceriam uma boa experiência aos utilizadores de dispositivos móveis.

Benefícios de ter um website responsivo:

1.Económico: Manter websites separados para o seu público móvel e não móvel pode sair caro. Ao usar o design responsivo, você pode economizar dinheiro eliminando o custo de pagar por um site móvel. Você só precisará investir em um design de site único para atrair todos os visitantes e todos os dispositivos.

2.Flexível: Quando tem um website responsivo, pode fazer alterações de forma rápida e fácil. Não precisa de se preocupar em fazer alterações em dois sites. Essa flexibilidade é uma grande vantagem quando quer apenas fazer um ajuste rápido de design ou corrigir um erro de escrita no seu website.

3.Melhor experiência dos utilizadores: Ter um site otimizado para dispositivos móveis cria uma melhor experiência para os utilizadores o que irá fazer com que novos utilizadores estejam sempre a chegar e irá ajudar a manter os que já visitaram o website.
Além disso, a tendência de compras online está consistentemente a crescer e, atualmente, 54% da população online mundial faz as suas compras online através de dispositivos móveis. Se tiver um website responsivo para atender às necessidades deles e fornecer experiências complicações, é provável que eles façam uma compra e voltem para mais.
Um site responsivo pode não apenas aumentar as suas vendas, mas tornar o seu conteúdo mais compartilhável e, assim, atrair ainda mais potenciais clientes.

4.Melhor SEO: O design responsivo pode ajudar no SEO porque o Google, como mencionado anteriormente, dá preferência a sites compatíveis com dispositivos móveis. Em combinação com outros fatores de SEO, a capacidade de adaptação pode ajudar a dar um grande impulso nos resultados dos motores de busca.

Ter em atenção que:

1.Nem todos os websites ficam bem em diferentes dispositivos.

2.Pode querer ter e oferecer coisas diferentes em dispositivos diferentes, o que é difícil num website responsivo.

3.Pode ter problemas com publicidades que têm tamanhos pré-definidos.

Por exemplo, 61% dos usuários de dispositivos móveis dizem que deixarão seu site imediatamente se não encontrarem o que estão procurando ou se seu site não carregar as informações. Portanto, mesmo apesar das desvantagens, o design responsivo é o que a esmagadora maioria dos usuários da Internet prefere, porque torna o processo de navegação móvel muito mais fácil.

Recapitulando

O design responsivo permite que o conteúdo do seu website flua livremente em todas as resoluções e tamanhos de ecrã e renderize com ótima aparência em todos os dispositivos. Também torna desnecessária a manutenção de diferentes versões do seu website para dispositivos móveis e desktop e economiza tempo, recursos e esforços.

Um site com aparência moderna, compatível com dispositivos móveis e rápido é um pré-requisito para expandir os seus negócios e atrair novos clientes. Isso torna a sua presença online mais sólida e mostra que você é mais confiável para os seus clientes.

Webnote

Se está a pensar em tornar o seu website num website responsivo ou quer criar um website de raiz que seja responsivo, mas não sabe como, não hesite em contactar-nos.

Qualquer um pode criar um site. A diferença é que na Webnote criamos sites com estratégia, e um design único.

Redesign de sites é o ajuste que aumenta a eficiência das páginas, colocando o site dentro dos padrões atuais de design, tanto em responsibilidade como em layout.