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Importância do Google Analytics

Google Analytics

O que é o Google Analytics?

O Google Analytics é uma das melhores e mais poderosas ferramentas disponíveis para monitorizar e analisar o tráfego do seu website. Ele pode ajudar as organizações a determinar as principais fontes de tráfego de utilizadores, avaliar o sucesso das suas atividades e campanhas de marketing, acompanhar a conclusão de metas (como compras, adicionar produtos a carrinhos), descobrir padrões e tendências no envolvimento do utilizador e obter outras informações de visitantes, como dados demográficos.

Qualquer empresa que queira expandir os seus negócios online definitivamente devem utilizar o Google Analytics.

Como Funciona o Google Analytics?

O Google Analytics adquire dados de utilizador de cada visitante do site através de tags de página. Uma tag de página JavaScript é inserida no código de cada página. Essa tag é executada no navegador da web de cada visitante, coletando dados e enviando-os para um dos servidores de coleta de dados do Google. O Google Analytics gera assim relatórios personalizáveis para rastrear e visualizar dados como número de utilizadores, taxas de rejeição, duração média das sessões, sessões por canal, visualizações de página, conclusões de metas e muito mais.

Porquê utilizar o Analytics?

Visão Geral dos Canais

O Google Analytics permite que  tenha todos os seus dados num só lugar, facilitando a comparação entre as diferentes plataformas e canais. Por exemplo, se está a investir dinheiro em SEO, marketing de redes sociais ou anúncios PPC, pode monitorizar com precisão o ROI geral.
Ser capaz de monitorizar e rever claramente o que funciona e o que não funciona é a melhor maneira de tomar decisões informadas. Se puder ver quais os movimentos que estão a funcionar bem e quais não estão, eliminando os maus dos bons, então vai poder trabalhar com mais eficiência sem perder tempo ou recursos. 

Acompanhamento de Conversões

É sempre bom quando alguém visita o seu website. No entanto, é ainda melhor saber quantas dessas pessoas estão realmente a converter. Com o Google Analytics, pode configurar metas para acompanhar sempre que um utilizador concluir uma determinada ação no seu website.

Dados de Utilizadores

Taxa de rejeição – A percentagem de visitantes on-line que saem do seu site sem interação depois de visualizar apenas uma página.
Páginas/Sessão – O número médio de páginas que cada utilizador visualizou, não incluindo aquelas que foram rejeitadas.
Duração média da sessão – A quantidade média de tempo gasto no site por cada visitante, não incluindo aqueles que foram rejeitados.

Dados de Utilizadores

Todos os websites devem ser compatíveis com dispositivos móveis. Se um site não for responsivo a todos os tamanhos de tela, vai causar problemas. Mais de metade dos visitantes on-line utilizam dispositivos móveis, como smartphones para realizar pesquisas nos principais motores de busca.
O seu website deve ser compatível com dispositivos móveis se quiser que ele seja incluído nas classificações dos resultados de pesquisa relevantes.
O Google Analytics dá-lhe algumas indicações de quão bem o seu site está a funcionar na versão móvel em comparação com a versão desktop. Se se tiver uma quantidade semelhante de visitantes de cada plataforma digital, mas menos conversões numa delas, isso pode ser um problema.

Vantagens do Google Analytics

Grátis

O Google não cobra nada pelo uso deste produto. Existem outras ferramentas de análise de websites disponíveis, algumas oferecem um período inicial gratuito e depois uma taxa mensal, outras têm uma cobrança única. Todos eles podem fornecer informações relevantes sobre o desempenho dos seus sites, mas o Google Analytics oferece mais opções de análise de dados.

Recolhe Dados e Informações Automaticamente 

O Google Analytics faz todo o trabalho por si reduzindo o tempo necessário para colocar os dados em documentos ou folhas de cálculo. Pode aceder aos relatórios a qualquer momento, permitindo implementar estratégias para o melhor desempenho do seu website.

Permite Visualizar e Medir as Pesquisas Internas do Website

A pesquisa do site revela o que potenciais clientes estão a procura depois de chegar ao website, fornecendo informações sobre o que as pessoas estão a pesquisar no seu site. Isso mostra áreas de oportunidade de crescimento em como aceder a informações no seu website que podem não estar claras. Com essas informações, pode fazer as alterações necessárias na navegação do seu site e nas ofertas de produtos/serviços.

Verificar se está a Atingir Objetivos

Os objetivos no Google Analytics ajudam a acompanhar o quanto a sua empresa está a avançar e a progredir.
Pode também atribuir vários objetivos que o vão ajudar a acompanhar a jornada do cliente com base nas suas ações.
Existem diferentes tipos de objetivos, como fazer uma compra, solicitar um orçamento ou assinar uma newsletter.

Relatórios Customizáveis

No Google Analytics, pode escolher entre vários modelos de relatórios do Google ou criar o seu próprio relatório personalizado. Pode escolher as dimensões e métricas que deseja ver e como elas devem ser exibidas.

Webnote

Permita-nos ajudar o seu negócio alcançar o próximo patamar, analisamos as suas necessidades e aconselhámo-lo com as melhores ferramentas ainda incluindo toda a formação devida.