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O que são Leads?

O que são Leads

O que são Leads?

No marketing digital um Lead é um potencial consumidor que demonstrou interesse no seu produto ou serviço. Essa pessoa chegou até ao seu website através de alguma interação como, por exemplo, conteúdo ou formulário, e informou dados que serão utilizados para futuramente guia-lo pelo funil de vendas.

Um Lead é uma oportunidade de negócio e numa visão mais ampla de marketing pode fazer parte de uma lista e ser utilizado como referência para outros contatos de uma empresa em redes sociais, como Instagram ou facebook.

As pessoas têm preferências e necessidades diferentes, portanto, nem todos serão leads de todos os negócios. Da mesma forma, nem todos os leads são de igual qualidade. Por exemplo, cerca de 96% dos visitantes de um website não estão prontos para comprar.

Importância dos Leads

O Inbound marketing trabalha o marketing de atração através de conteúdos e oferta de conteúdo rico. Através dessas ofertas é possível captar informações de contato, e saber o que é que uma pessoa está à procura em termos de conhecimento, serviço ou desejo de compra.

Uma vez captado, um Lead torna-se num potencial cliente, a sua empresa tem a oportunidade de guiá-lo na sua jornada de compra até transformá-lo num cliente efetivo.

No cenário de consumo atual um cliente faz pesquisas e comparações antes de comprar um produto ou serviço. Por isso é necessário que as empresas se atualizem em relação ao atendimento e marketing que deve ser feito para esse cliente.

Com uma boa estratégia de Inbound marketing e geração de Leads, a sua empresa tem muito mais oportunidades de captar potenciais clientes.

Como Adquirir Leads?

A criação de leads é fundamental para o seu negócio. Ajuda a alcançar o crescimento sustentado e o sucesso. Normalmente, a criação de leads é o primeiro passo no processo de vendas. Envolve atrair e convencer potenciais clientes a comprar o seu produto ou serviço.

Uma perspectiva de vendas, por outro lado, é um lead que se envolveu consigo. Por exemplo, você está a ter uma conversa bidirecional com eles e os sinais estão lá de que há um potencial real.

São utilizados vários métodos diferentes para adquirir leads, incluindo marketing de conteúdo e marketing por e-mail.

O marketing de conteúdo inclui blogs, estudos de caso, infográficos, e-books, vídeos e mídias sociais. Enquanto os tipos de marketing por e-mail incluem boletins informativos, e-mails de nutrição de leads e e-mails de história da marca.

Outros métodos incluem falar diretamente com potenciais leads, anúncios pagos e referências. E não esquecendo do SEO também.

Para ajudar os profissionais de marketing a visualizar e influenciar a jornada do cliente, o funil de geração de leads foi introduzido:

Top of the funnel (TOFU)

Aqui, é tudo uma questão de consciencialização. Esta é a sua primeira interação com um potencial cliente, então o objetivo é estabelecer confiança e educar.

Middle of the funnel (MOFU)

Nesta fase, o potencial cliente percebeu que precisa de resolver um determinado problema e está a explorar todas as opções. Para ajudar, você pode oferecer uma solução adequada ou fornecer algo de valor para movê-los para a conversão.

Bottom of the funnel (BOFU)

Quando um lead chega a este ponto, pode chamá-lo de prospect. Aqui, eles estão a considerar uma compra. Isso significa que o seu foco deve estar na venda. Para facilitar isso, envie demonstrações, estudos de caso e comparações de preços. O objetivo é ter certeza de que você é a escolha certa.

Como Classificar Leads

Depois de adquirir leads, isso não significa que uma venda esteja feita. A qualificação ajuda a determinar a probabilidade de compra do lead. Para isso, pense no seguinte:

  • Se o seu lead for uma empresa B2B, analise o perfil da organização.
  • Considere o método BANT: o orçamento, a autoridade, a necessidade e o prazo do lead.
  • Compare o perfil do lead com o do seu comprador ideal.
  • Pontuação de leads: atribua uma pontuação relacionada ao quanto o lead interage com seus ativos de marketing.
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Inbound Marketing

Esta estratégia centrada no cliente é usada para envolver as pessoas que procuram pelo seu negócio. Fornecer conteúdo valioso é a chave para isso. A ideia é capturá-los e alimentá-los através do funil, com o resultado final sendo uma compra.

Na Webnote disponibilizamos um serviço de alta qualidade de Inbound marketing com diversos clientes satisfeitos como, por exemplo, Mestre das Chaminés, KlclimaLoja das Churrasqueiras.