Marketing

Redes Sociais: Dicas de Sucesso para a sua empresa

As redes sociais tomaram conta da internet e a sua empresa não deve ficar para trás. A presença nestes canais traz inúmeros benefícios para marcas, mas apenas se forem bem utilizados. Aqui na Webnote damos-lhe 3 dicas para a sua empresa conquistar as redes sociais.

Aproximar-se do consumidor, conquistar novos clientes, fortalecer a marca, não é tão simples quanto cuidar do seu perfil pessoal nas redes.  Posts, gostos, comentários, tweets e partilhas devem ser bem pensados. Porque um dos maiores erros de pequenas empresas é publicar algo e não saber medir ou calcula se foi eficaz ou não.

A maioria não conhece o Insights do Facebook, ou o Twitter Analytics e outras ferramentas que podem ajudar neste processo. É muito comum as pessoas pensarem que podem publicar qualquer coisa e, instantaneamente, a sua audiência gostará. Porém na realidade nem sempre é assim. Não saber onde começar ou como criar conteúdo para redes sociais faz parte, já que esta ainda não é uma realidade para todos principalmente em Portugal.

Por isso, confira agora 3 dicas para a sua empresa conquistar as redes sociais e garantir que a comunicação da sua marca nas redes sociais é um sucesso:

Escolha as redes sociais certas

Para começar, existem diversas redes sociais no mundo todo. De uma forma ou outra estas estão interligadas e boa parte dos utilizadores tendem a utilizar mais que uma rede ao mesmo tempo. Por exemplo, suponhamos que você deve ter, pelo menos, uma conta no Facebook e outra no Instagram, certo? E se não, de certeza conhece alguém que sim. E, talvez, até em mais redes sociais.

No caso de empresas, ao começar do zero, o ideal é fazer uma pesquisa antes. Por isso, pergunte aos seus clientes quais canais de redes sociais eles mais usam ou preferem. Pode fazer este contacto de maneira online e off-line. E se a empresa já tem perfis nas redes sociais, verifique a eficiência de cada um.

Descomplique o seu conteúdos

Criar conteúdo para as redes sociais leva tempo. Mas esse trabalho é facilitado quando se utiliza as ferramentas corretas. Hoje em dia não é preciso ter um equipamento caríssimo para criar conteúdo de qualidade. Você pode fazer vídeos e fotos utilizando um smartphone e aplicações como o Canva ou VSCO.

A partir do momento que o conteúdo estiver pronto, poderá agendar para datas e horários da sua preferência.

Quando estiver com dúvida sobre qual tipo de conteúdo publicar nas redes sociais, lembre-se do princípio de Pareto. A regra do 20/80 funciona sempre no marketing. Ou seja, planeie 80% de conteúdo antecipado e 20% de tempo para conversas ao vivo.

Conheça o seu público-alvo

Boa parte das empresas estão habituadas a lidar com os clientes “cara a cara”. Saiba que com os clientes online não será muito diferente. Primeiramente, defina o seu público-alvo. Algo que não se faz da noite para o dia e que se estabiliza para sempre.

Este passo deve ser constantemente ajustado de acordo com o crescimento das redes. Desta maneira, poderá traçar estratégias mais seguras, atingindo o público que você realmente quer.